Ricardo Sanches

O conhecimento é sua asa.
Use-o e voe.

Como foi realizar a minha primeira palestra

Publicado em: 29/10/17

Como foi realizar a minha primeira palestra

No início do mês de setembro eu recebi uma ligação que realmente não esperava. Era uma colaborada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITEC) me convidando para ministrar uma palestra durante a 14ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, para minha surpresa eles pensaram na minha participação porque concedi uma entrevista explicando como comecei meu canal no YouTube.

Durante aquela ligação eu pude entender do que se tratava o evento e então fui até a SECITEC para debater um tema interessante para a palestra, afinal nunca havia realizado uma palestra antes. Depois de alguns minutos de conversa eu expliquei que considero redes sociais um assunto que desperta curiosidade e que muitos jovens poderiam melhorar sua comunicação se conhecessem melhor as redes sociais que participam.

Minha preparação

Saí daquela reunião e formulei o tema “Freelancer: Como divulgar seu trabalho em redes sociais”. A partir daí comecei um processo de pesquisa que durou mais de um mês e posteriormente um trabalho de construção dos slides para ilustrar meu pensamento e minha linha de raciocínio. Neste período que antecedeu o dia da palestra eu pude contar com o apoio de minha namorada Natália, que além de me aconselhar nos momentos necessários também teve muita paciência com as minhas ausências em função de minha preparação.

Meu maior desafio depois de ter todo conteúdo preparado foi conseguir administrar o tempo em apenas 40 minutos de palestra. Em diversos ensaios que realizei sozinho em meu quarto dificilmente eu conseguia falar tudo que queria em menos de 50 minutos, afinal este é um conteúdo que gosto muito e não poderia deixar nenhum ponto fundamental fora da palestra.

O grande dia

Chegou o dia 24 de outubro e às 14h meu sócio Marcelo me acompanhou até a Arena Pantanal, local onde foi realizado o evento. Quando chegamos lá nos deparamos com uma grande estrutura e centenas de jovens estudantes realizando diversas atividades. Fomos até o auditório da palestra e aguardamos por 30 minutos até que eu fosse chamado para começar.

O que aconteceu daí em diante foi incrível, nunca poderia imaginar que um assunto que pra mim faz parte do dia a dia pudesse impactar tantas pessoas. Ver centenas de jovens sentados prestando atenção em cada detalhe que eu dizia foi uma experiência que nunca vou esquecer. A cada novo slide exibido eu podia ver os celulares apontados para o tirar fotos do telão e a expressão de curiosidade nos rostos dos participantes.

Quando finalizei a palestra, aliás dentro dos 40 minutos estabelecidos, eu tive a agradável surpresa de um garoto vir falar comigo sobre seu projeto pessoal de divulgação de pontos turísticos em redes sociais. Conversamos por alguns minutos e só depois disso me dei conta da grande experiência que tive a oportunidade de vivenciar ao falar com tantos estudantes.

E depois

Hoje me sinto realizado não só por ter feito algo que há muito tempo quero fazer, mas também por participar de alguma forma do crescimento profissional de centenas de jovens. Quando comecei meu canal no YouTube com certeza não imaginava que passaria por isso e agora fico imaginando quais novas surpresas meus vídeos podem trazer. Que venha 2018!

 

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Conteúdos exclusivos em seu e-mail!

Veja as novidades primeiro

Pesquisar no site

No Instagram

Site criado e mantido com muito amor por @RicardoVSanches.

Design e desenvolvimento com Bootstrap 4 e WordPress.

Este site utiliza cookies, ao continuar navegando você concorda com isso.