Ricardo Sanches > Blog > site > Ainda vale a pena usar o WordPress em 2022?

Ainda vale a pena usar o WordPress em 2022?

Postado por: Ricardo Sanches 07/03/2022 Nenhum comentário
vale a pena usar o WordPress

Você sabia que quase 30% de todos os sites da internet foram criados usando o WordPress? Este percentual faz do WordPress a plataforma de criação de sites mais popular da internet. Mas para entender se ainda vale a pena usar o WordPress em 2022 é preciso olhar o caso de forma mais ampla e entender o que é o WordPress e quais são as alternativas que você pode encontrar no mercado.

Sobre o WordPress

Para mim o WordPress é uma excelente ferramenta tanto para pessoas sem experiências em criação de sites, quanto para desenvolvedores de sistemas e pessoas com conhecimento em linguagens de programação.

Caso você não tenha experiência em criação de sites e esteja pensando em fazer o seu, ou se está pensando em contratar um profissional para fazer seu site e ele te disse que irá usar o WordPress para isso, é bom que você saiba algumas coisas:

  • Publicar um conteúdo novo em site com WordPress é tão fácil quanto criar um vídeo no YouTube, ou publicar um artigo no LinkedIn;
  • Através do painel administrativo você faz a gestão completa do site;
  • A maioria das empresas de hospedagem já possuem planos específicos para facilitar o uso do WordPress;
  • Você pode criar um site do zero em apenas alguns minutos e sem gastar nada;
  • Como o WordPress é muito famoso, você encontra muito conteúdo de ajuda nas buscas do Google.

Agora vamos imaginar que você tem experiência em criação de sistemas ou conhecimento suficiente em linguagens de programação para fazer seu site do zero, ainda assim com WordPress você tem algumas vantagens, como:

  • Utilizar plugins para SEO e integrações de marketing digital, que se forem criadas do zero levam um bom tempo para serem desenvolvidas e testadas;
  • Normalmente um projeto de criação de sites possui um orçamento limitado, por isso não é ideal gastar tempo excessivo no desenvolvimento;
  • Possibilidade de desenvolvimento de temas e plugins personalizados, que podem ser usados só por você, distribuídos gratuitamente ou até vendidos no mercado.

Alternativas ao WordPress

Em linhas gerais, existem 2 tipos de alternativas ao WordPress, que você pode considerar para pensar se ainda vale a pena usar o WordPress em 2022.

A primeira alternativa são as plataformas para criação de site, que por um valor fixo mensal já te entregam um serviço que inclui um editor visual para montar seu site, uma biblioteca de temas prontos e toda estrutura técnica para manter o site online. Um exemplo bem famoso deste tipo de alternativa é o Wix, nele você monta seu site através de passos bem simples e não precisa se preocupar com nada relacionado a hospedagem ou registro do site. Tudo é feito de forma visual nos passos que seguem a criação do site.

A segunda alternativa ao WordPress é composta por outras plataformas de criação de sites, como o Joomla ou o Drupal, porém nenhuma delas é tão famosa quanto o WordPress. A meu ver isso impacta bastante durante o processo de criação do site, porque pode ser que um recurso ainda não esteja disponível nestas plataformas ou que você tenha muita dificuldade em encontrar uma solução para seus problemas quando pesquisar no Google.

Há também a possibilidade de você desenvolver seu site rapidamente do zero usando um framework, como Laravel, por exemplo. Ainda assim, para isso acontecer você precisa ter boa experiência no framework que escolher e precisa ter um entendimento bem completo do projeto antes de começar, isso irá evitar retrabalhos.

Fazer seu site do zero, programando tudo, significa ter um bom entendimento de marketing digital, SEO e relacionamento com clientes. Lembre-se que o site precisa cumprir seu papel e levar resultados para o proprietário.

Vale a pena usar o WordPress

Na minha opinião ainda vale a pena usar o WordPress em 2022 pela grande quantidade de recursos que o ecossistema do WordPress oferece. Por exemplo, com apenas US$ 50,00 você consegue comprar um tema completo, com todos os recursos que sua empresa precisa para estar bem posicionada na internet e só se preocupa com a criação do conteúdo que será publicado.

Como o WordPress possui recursos de exportação ou importação de conteúdo, você também fica livre para migrar de serviço de hospedagem e pode ainda criar uma cópia local de seu site e fazer todos os testes de implantação de novas funcionalidades antes de publicar no site online.

Minha última consideração é que mais importante que a plataforma, é o conteúdo que você publica no seu site, por isso capriche, se dedique e crie um site que realmente vai agregar novas informações ao seu visitante.

Deixe um comentário