Ricardo Sanches > Blog > planejamento > 4 passos para você bater sua meta este mês

4 passos para você bater sua meta este mês

Postado por: Ricardo Sanches 01/03/2022 Nenhum comentário
4 passos para você bater sua meta este mês

A primeira coisa que quero deixar claro para você neste texto é que ele não é voltado somente para quem trabalha no setor comercial. Profissionais de tecnologia, por exemplo, possuem em suas “sprints” as tarefas que precisam executar, já quem trabalha com marketing digital precisa cumprir um calendário de publicações em redes sociais. Estou dizendo isso para te explicar que todos nós em nossos trabalhos possuímos metas de desempenho e precisamos cumpri-las.

Por mais que o cumprimento de metas possa parecer algo básico, podem acontecer coisas no trajeto que nos afastem das metas, ou mesmo novas metas podem surgir e nos deixar confusos. Foi pensando nisso que decidi escrever este guia com 4 passos para você bater sua meta este mês.

4 passos para você bater sua meta este mês

1 – Meta

Você tem uma visão clara do que é exatamente sua meta para este mês? Será que não está tentando dar vários passos de uma só vez e isso está te atrapalhando? Faço estas perguntas porque a primeira coisa que você precisa fazer é organizar suas metas. Observe dentro de suas tarefas o que realmente precisa fazer primeiro e quais metas menores, que quando concluídas somam para o atingimento de metas maiores.

Caso você esteja confuso quanto a suas metas ou quais são suas prioridades, aí o melhor é conversar com seu gestor e entender com clareza todas as suas metas. Mas, se você for autônomo eu te recomendo que estabeleça metas claras para você e as deixe visível e com lembretes frequentes, assim nunca irá esquecer do que se comprometeu a entregar.

Outra coisa interessante quanto ao atingimento das metas são as recompensas. Após o batimento de uma meta e o recebimento do bônus, que tal pensar se não pode se presentear? Não precisa ser nada caro, mas pense que você se esforçou e por isso merece uma recompensa. Este prêmio para você vale como um estímulo mesmo quando for autônomo.

2 – Método

Metas não são batidas do nada. É preciso muito esforço e dedicação para superar metas difíceis, mas mais que isso: é preciso organização, um plano de ação e capacidade de executar o que foi estabelecido.

Você precisa estabelecer um método para conseguir bater suas metas. Precisa definir um caminho que irá percorrer durante sua jornada e sempre que for necessário também é preciso fazer alterações no planejamento original e anexar novos desafios ou conclusões de etapas superadas.

Durante a criação do seu método para bater suas metas é interessante contar com softwares de produtividade. Eles te ajudam a ter uma visão mais clara do seu planejamento. Você pode usar, por exemplo, O Trello para colocar todas as fases do seu planejamento, O Mindmeister para criar um mapa mental de cada meta e o Google Agenda para criar lembretes e tarefas diárias.

3 – Pagar o preço

Metas difíceis exigem comprometimento, dedicação e muitas vezes também grande quantidade de tempo investido. Por isso, você precisa estar disposto a pagar o preço e fazer a execução do método que você escolheu para bater suas metas.

Talvez você não consiga assistir o futebol na TV quarta à noite, ou ir no churrasco dos amigos na quinta, mas você precisa estar disposto a fazer esta troca em alguns momentos e seguir seu método se deseja realmente bater metas difíceis.

Não é fácil sair de uma zona de conforto, porém encare cada meta superada como uma vitória e dê a si mesmo uma recompensa para meta vencida. Você precisa estar disposto a pagar o preço para superar uma meta, mas você merece o prêmio dessa superação.

4 – Inteligência emocional

Durante sua trajetória na execução dos métodos que definiu, você precisará estar preparado para encarar momentos difíceis, que irão exigir o seu melhor. Você terá que fazer escolhas e será levado inconscientemente a ficar na zona de conforto, mas você precisa reconhecer estes momentos e ter força para continuar seguindo o seu método definido.

Não se deixe abater quando as coisas começarem a dar errado, ao contrário, revise quais as causas de não ter dado certo, revise seu método e siga em frente. Confie em você mesmo e não tenha medo de buscar ajuda. Você pode participar de grupos e fóruns de discussão na internet com pessoas que podem estar passando pelas dificuldades que você.

Explique aos seus amigos e familiares que você está focado em superar suas metas e precisa de um tempo extra para isso. Se for o caso, você pode deixar o celular de lado em alguns momentos, se isso te ajudar a ter mais foco.

Acima de tudo, esteja preparado. Pense, respire e tome decisões sem deixar a emoção te influenciar. Você pode superar suas metas!

Base do infográfico – www.freepik.com

Deixe um comentário